5 dicas para deixar sua casa preparada para o verão

Salve Investidores da Brava! Finalmente o verão chegou, e vem muito calor por aí. A expectativa, além das praias cheias, é de temperaturas altas durante o verão todo. É a estação com dias mais longos e mais luz incidindo sobre os imóveis. E isso pode trazer alguns efeitos ruins, como a sensação de calor abafado ou algum ambiente que fica muito quente por pegar sol grande parte do dia.

E com as temperaturas muito altas você não vai poder manter o ar condicionado ligado sem parar, sete dias por semana. Além do gasto alto de luz e de deixar o ar seco, ele dá a falsa impressão de refrescar o imóvel. Mas na verdade ele gela o ar e não é tão saudável quanto o ar puro e fresco. Então é necessário que você prepare sua casa para o verão! Por isso, preparei seis dicas essenciais para sua casa ficar mais agradável no verão.

Durante o dia ligue o ar e mantenha janelas e cortinas fechadas

A melhor opção para quem tem ar condicionado é ligá-lo durante o dia, mantendo portas, janelas e cortinas fechadas para impedir que o ar quente entre na casa e diminuir o poder da luz do sol sobre o imóvel. É claro que você deve manter o ar condicionado em uma temperatura amena, caso deixe muito frio pode ocasionar um choque térmico em quem está na residência e for sair para a rua. As cortinas também vão ajudar a reduzir o efeito do calor do imóvel segurando os raios de luz.

Ao fim de tarde e começo da noite, abra janelas, cortinas e portas

Agora você vai fazer exatamente o contrário do que fez durante o dia. Normalmente no fim de tarde e começo da noite é quando temos um vento mais fresco, ideal para ventilar a casa com ar puro e fresco. Opte por abrir janelas, portas e cortinas para que o ar circule dentro da sua residência e traga uma sensação de frescor. Deixe o maior tempo possível as janelas abertas antes de dormir e caso ainda esteja muito quente, ligue o ar de novo. Mas pelo menos você já purificou e arejou a casa. 

Clores claras e tecidos naturais na decoração

Uma dica bem valiosa para deixar a casa mais agradável no verão é ter cores claras e tecidos que ajudem a refrescar o ambiente. As cores claras são adequadas porque absorvem menos calor e com isso ajudam a manter o imóvel menos quente. Então opte por usar uma paleta de cores claras na decoração e terá um imóvel mais fresco e com ótima valorização da luz natural do sol. Os tecidos usados na decoração também são muito importantes, use tecidos naturais mais finos como algodão e linho para compor sofás, almofadas, cortinas, roupas de cama e etc.

Priorize ter uma iluminação mais sustentável

Normalmente, um fato que muitos não sabem é que a escolha das lâmpadas pode influenciar diretamente na temperatura dos imóveis. Lâmpadas incandescentes são as que mais esquentam e também as que mais gastam energia, evite esse tipo de lâmpada. Priorize colocar lâmpadas de LED que consomem uma quantidade muito menor de energia e esquentam muito menos que as incandescentes. As lâmpadas fluorescentes também são mais frias e gastam menos, porém são um pouco perigosas caso quebrem. Então a melhor opção para seu imóvel é equipá-lo com lâmpadas LED.

Reserve um espaço para as plantas

Outra dica que muitos não percebem ao decorar seus lares é que as plantas são bem importantes para purificar, umidificar e refrescar o ar. A ideia de transformar seu lar em um lugar mais verde é uma ótima opção, pois além de manter a umidade do ar, as plantas também ajudam a reduzir a variação térmica dentro da residência. Porém, não pense que dois ou três pequenos vasos vão trazer esse efeito. É necessário que você use vasos maiores e coloque as plantas em lugares estratégicos. Você pode ter um espaço como um jardim de inverno para as plantas ou optar por espalhá-las pela casa.

Siga estas dicas e tenho certeza que você terá um ambiente mais fresco neste verão. E fique ligado que tem mais informação de qualidade nos próximos posts aqui no Blog do IB!

Um abraço,
José Xavier.

IB Founder

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar

Cadastre-se para nossa equipe entrar em contato

× Fale conosco pelo Whatsapp?