5 inovações tecnológicas que você vai encontrar nos próximos empreendimentos da Praia Brava

Salve família! Espero que todos estejam muito bem. Como gostamos de trazer informação em primeira mão aqui no Blog do IB, desta vez vamos falar de um assunto muito legal e que tem tudo a ver com construção civil e tecnologia. 

Você sabe quais são as principais inovações tecnológicas direcionadas para a construção civil? Certamente não né! Por isso resolvi listar aqui no Blog as principais tendências para os próximos anos na construção civil e nos próximos empreendimentos que serão construídos na Praia Brava.

A verdade é que a tecnologia vem transformando praticamente todos os setores da sociedade, e não podia ser diferente na construção civil. A evolução tecnológica não ganhou força nos últimos anos apenas nos aparelhos eletrônicos usados no dia a dia, outros setores apresentam uma grande evolução e com tendências muito fortes para os próximos anos.

Na construção civil não é diferente, e um dos pontos de enorme evolução diz respeito ao uso de inteligência artificial para desenvolver processos ágeis e eficazes e realizar projetos inovadores que podem transformar por completo o setor imobiliário. Seja através de computação gráfica, uso da robótica, impressoras 3D, drones ou realidade virtual, a verdade é que todos esses elementos estarão presentes no cotidiano da construção nos próximos anos.

Sabendo de todas essas inovações resolvi listar aqui no blog as principais tendências tecnológicas para os próximos anos e que, com certeza, estarão presentes nos próximos empreendimentos na Praia Brava.

Drones já são realidade

Os drones já estão sendo muito usados na construção civil, porém a sua utilidade será ainda maior nos próximos anos. No serviço topográfico, por exemplo, ele já é realidade facilitando o trabalho de colaboradores e diminuindo a necessidade de locomoção. Além disso, oferece uma visão mais ampla e resultados mais efetivos nesta etapa da obra. Os drones também podem realizar avaliações termográficas de revestimentos, mapeamentos 3D das edificações e auxiliar a gestão no canteiro de obras de forma rápida e segura. A empresa Leica, por exemplo, lançou o drone BLK 2 Fly, criado para escanear o exterior de empreendimentos a laser, fornecendo informações precisas sobre medidas, distâncias e angulações da construção.

Cão robô veio pra inovar

Já pensou acompanhar as obras através de um cão robô? Sim, isso já é possível. A Leica desenvolveu o BLK ARC que eleva a inovação e a robótica para outro patamar na construção civil. O cão robô consegue mapear áreas e fazer capturas de imagens em 3D, levantando todos os dados daquilo que está sendo construído e comparando com o perfil do projeto original. O resultado é um gerenciamento mais rápido e eficaz para os empreendimentos, agilizando ainda mais a velocidade da obra.

Ferramenta de gestão para construção modular

O Building Information Modeling, ou BIM, é uma ferramenta de gestão para construção civil que reúne informações detalhadas através de desenhos 3D. Com ela, os engenheiros podem modelar uma edificação de forma interativa e antecipar riscos ou problemas que aconteceriam nas etapas seguintes da obra. Com o BIM também é possível fazer projeções de orçamento mais precisos calculando o material necessário para cada etapa da obra. É uma ferramenta que garante um planejamento mais rápido e eficiente.

Impressões 3D

Muito já tem se falado de impressões 3D em todas as áreas. E no ramo imobiliário não seria diferente. Com impressoras 3D cada vez mais potentes já é possível criar construções modulares e pré-fabricar componentes antes mesmo de serem instalados. Impressões 3D diminuem os custos com logística, diminui o desperdício de materiais, impacta positivamente na segurança dos colaboradores e otimiza o tempo da construção.

Realidade Virtual

A realidade virtual também vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e logo se tornará indispensável no ramo imobiliário. Seja para desenvolver projetos com melhor visualização e eficácia ou para comercializar projetos de uma forma mais interativa e rica. As projeções em óculos 3D facilitam a visualização de todas as etapas dos projetos apontando todos os erros e reparos a serem feitos. E outra aplicação muito boa para a realidade virtual é a capacidade de potencializar as vendas do setor imobiliário, pois os clientes podem fazer uma imersão virtual no empreendimento visualizando todos os detalhes do imóvel. 

Essas são as tecnologias mais emergentes para a construção nos próximos anos. Certamente a forma com que construímos está se transformando e evoluindo tecnologicamente bem rapidamente. Espero que tenham gostado desse conteúdo sobre evolução tecnológica na construção civil. Semana que vem tem mais conteúdo de qualidade aqui no Blog do IB.

Um abraço,
José Xavier

IB Founder.

 

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?