blog: Cuidados ao comprar um imóvel: acerte na compra
Praia Brava Itajaí/SC

 

Você sabe quais cuidados ao comprar um imóvel devem ser observados? Essa é uma dúvida comum, então preparamos um post completo sobre o assunto!

Ao decidir adquirir uma casa ou um apartamento, é essencial se planejar corretamente. Adotar uma série de cuidados ao comprar um imóvel é também uma forma de garantia. O alto investimento envolvido exige atenção para não ter imprevistos ou prejuízos.

Como isso gera algumas dúvidas entre os compradores, preparamos um conteúdo para mostrar a importância desses cuidados. Quer saber quais são os principais? Continue com a gente e entenda tudo sobre o assunto!

 

Qual a importância de ter cuidados ao comprar um imóvel

 

O principal motivo para tomar esses cuidados é não se arrepender.

Os arrependimentos podem surgir quando a compra é feita com muita pressa, sem observar os detalhes. Ou então quando aparecem problemas em relação à entrega ou à regularidade do bem.

Por isso mesmo, os cuidados são uma medida preventiva importante. Eles trazem mais segurança para acertar na comprar e garantir a proteção do negócio. Além disso, a prática ajuda a evitar imprevistos, oferecendo a você mais tranquilidade em relação ao investimento realizado.

 

Quais são os principais cuidados que devem ser adotados?

 

Depois de entender por que é importante ter alguns cuidados ao comprar um imóvel, é hora de conhecer os principais. Veja a lista que preparamos e acerte na compra!

 

Faça o planejamento financeiro

 

O primeiro passo é o planejamento financeiro. A partir dele, você determina questões como o valor do imóvel desejado e as formas de pagamento. Caso seja necessário levantar valores investidos para ajudar na quitação, é importante verificar os trâmites. E, se for o caso, planejar a melhor data de resgate para potencializar os ganhos.

Caso pretenda utilizar o financiamento imobiliário, aproveite para checar algumas informações básicas. Por exemplo, identifique quais são as condições e verifique o crédito pré-aprovado. Isso agiliza o processo, que pode ser um pouco burocrático, e evita atrasos na assinatura do contrato.

 

Defina o que você deseja no imóvel

 

A escolha do imóvel é outro ponto que exige cuidado. Afinal, errar na decisão pode fazer com que você precise se mudar no futuro. Também pode causar arrependimentos em relação ao investimento, caso esse seja o objetivo.

Por isso mesmo, monte uma lista com as características desejadas antes de começar a busca. Com esses dados e o planejamento financeiro – que identifica o valor médio que o imóvel pode ter –, fica mais fácil direcionar a pesquisa e agilizar o processo.

 

Não tenha pressa em fechar a compra

 

Não ter pressa na escolha: se você não quiser errar, esse é um dos cuidados ao comprar um imóvel que devem ser observados. É normal se deparar com opções que, no começo, parecem incríveis, com um ótimo preço. Mas, depois de um tempo, algumas delas não parecem mais tão imperdíveis assim.

Isso acontece pela ansiedade com a compra. Por isso, a melhor forma de evitar problemas é ter calma. Sempre avalie o imóvel com atenção, verifique diversas opções e faça comparativos. Isso assegura que o escolhido seja realmente a melhor alternativa para os seus propósitos.

 

Avalie o histórico da construtora

 

Verificar o histórico da construtora também faz parte dos cuidados ao comprar um imóvel. Nesse caso, o objetivo é analisar alguns fatores decisivos na hora da escolha. Por exemplo, o cumprimento dos contratos e dos prazos de entrega, assim como a qualidade dos empreendimentos concluídos.

Aqui, vale a pena pesquisar a opinião de outros clientes. Faça consultas na internet para ver como a construtora é avaliada. Descubra se os compradores ficaram satisfeitos com os resultados.

Ao fazer isso, aproveite para ver como é o processo de compra. Procure entender como é o suporte oferecido e até mesmo os diferenciais da construção. Foram feitos investimentos em qualidade de vida? A construtora atentou para a humanização do mercado?

 

Separe os documentos necessários para a compra

 

Um dos cuidados ao comprar imóvel, também essencial para o processo, é a análise dos documentos do imóvel. São eles que comprovam a regularidade da propriedade, garantem que ela atende aos requisitos legais e que pode ser comercializada.

Além disso, em caso de imóvel na planta, é preciso ter atenção redobrada. Nessa situação, a documentação traz todas as informações sobre o empreendimento. Assim, observe o memorial descritivo e demais documentos para garantir uma boa escolha.

Por fim, separe também os documentos de que você precisa para fazer a compra.

  • documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de estado civil);
  • comprovante de renda;
  • comprovante de residência;
  • outros documentos que podem ser solicitados pelo vendedor ou pela instituição financeira, em caso de financiamento.

Analise o contrato de compra e venda

 

Até aqui, você já decidiu qual é o imóvel ideal e garantiu que toda a documentação está certa. Agora é hora de analisar o contrato de compra e venda. Ele apresenta:

  • os direitos e as obrigações das partes;
  • a descrição do imóvel;
  • a forma de pagamento;
  • a correção monetária e as multas aplicadas, principalmente em caso de desistência da compra.

O ideal é ler o contrato atentamente. Em caso de dúvidas, converse com a construtora para esclarecer dúvidas. Consultar um advogado também ajuda a identificar se o contrato traz todas as cláusulas necessárias e segue a legislação. Assine somente quando estiver realmente seguro sobre a aquisição.

 

Faça a vistoria antes de pegar as chaves

 

Se você comprou um imóvel na planta, vale a pena visitar o local e acompanhar o andamento da obra. Além disso, em qualquer tipo de compra é fundamental fazer a vistoria antes da entrega das chaves. Ela serve para verificar se ele está de acordo com o que foi anunciado pela construtora. Ou seja, se atende a todas as características descritas no contrato.

Nesse momento, é preciso avaliar se o imóvel seguiu o projeto. Verifique se os acabamentos e materiais usados correspondem à oferta. Veja também se não existem problemas que podem:

  • a estrutura;
  • a parte elétrica e hidráulica;
  • os detalhes do acabamento.

Diante de qualquer problema, solicite à construtora que faça os reparos necessários antes da entrega. Ou, caso deseje, negocie o abatimento proporcional do preço. Porém, independentemente da escolha, sempre deixe tudo registrado na vistoria.

Pronto! Agora que você conhece esses cuidados ao comprar um imóvel, organize-se da melhor forma para colocá-los em prática. Dessa maneira, você garante o melhor investimento para a sua família.

Gostou do post? Quer mais dicas sobre o assunto? Quer conhecer os imóveis da região?
Entre em contato conosco!

× Fale conosco pelo Whatsapp?