Investidor da Brava - Esportes na praia: 7 motivos para começar hoje
Esportes na praia

 

Esportes na praia: 7 motivos para começar hoje

 

 Você já pensou em praticar esportes na praia? A prática de exercícios físicos traz benefícios importantes para a saúde e é essencial para quem quer se manter saudável. Ela proporciona maior resistência física, ajuda no controle de peso e evita diversas doenças. Além disso, libera hormônios como a endorfina, que influencia no humor e reduz o estresse.

 Porém, essas são apenas algumas das vantagens de optar pelas atividades físicas na praia. Quer saber quais são as outras? Então continue a leitura e confira 7 motivos para começar essa prática hoje mesmo!

 

1. Existem diversos esportes na praia

 

  O primeiro motivo é a grande diversidade de esportes que podem ser praticados na praia. Há opções individuais ou em grupo, na água ou na areia. Veja a lista que preparamos com as principais sugestões:

  • caminhada e corrida;
  • vôlei;
  • futebol;
  • futevôlei;
  • beach tênis;
  • frescobol ou peteca;
  • surfe;
  • bodyboard;
  • kitesurf;
  • natação;
  • stand up paddle.

 Dessa maneira, existem opções para os diferentes perfis de pessoas.   É possível também variar as atividades, criando uma rotina mais divertida sem deixar de lado os benefícios à saúde. Lembre-se de que a prática de exercícios não precisa ser apenas uma obrigação: ela pode ser encarada como uma atividade de lazer.

 

2. Traz mais complexidade para os esportes comuns

 

 A areia fofa aumenta o trabalho muscular, o que potencializa os exercícios realizados e exige mais energia. No começo, você pode estranhar ou ter dificuldades para concluir as mesmas atividades que realizava em outros espaços. Contudo, com o tempo, é possível aproveitar os benefícios – por exemplo, um condicionamento físico melhor.

 Além disso, alguns exercícios praticados na água também são benéficos: a resistência demanda mais força, tornando as atividades mais complexas. Por isso, ficar um tempo na água, mesmo que seja na piscina, causa esgotamento físico. Assim, nos esportes aquáticos, é possível garantir todos esses benefícios e tonificar o corpo – vantagem que vamos abordar no próximo tópico!

 

3. Aumento da tonificação muscular

 

 Dois dos principais objetivos da prática de exercícios são conseguir mais tônus muscular e manter o peso. Como mencionamos, exercícios na areia e na água exigem trabalho muscular mais intenso. Isso oferece maior probabilidade de tonificação – se compararmos, é claro, aos resultados obtidos com a prática de esportes em outros ambientes.

 Dependendo do esporte, é possível fortalecer pernas, braços, ombros, abdômen e glúteos. A prática também ajuda na redução de gordura corporal e nas funções cardiovasculares. Essa é uma medida importante para quem deseja se manter saudável e resistente a doenças.

 

4. Maior interação com a natureza

 

 Outras vantagens de praticar esportes na praia são o espaço amplo e a sensação de bem-estar. Isso só as praias conseguem transmitir, especialmente pelo contato com a natureza. Os principais resultados dessa exposição às paisagens naturais são o aumento da energia e a redução do estresse.

 Inclusive, é bastante comum que a prática de esportes na praia leve as pessoas a manter essa rotina. Os praticantes são mais assíduos e apresentam uma performance melhor do que quem pratica apenas em academias ou ginásios.

 Vale ressaltar que no litoral norte de Santa Catarina, por exemplo, existem diversas praias exuberantes. São paisagens que proporcionam uma visão incrível e espaços adequados para quem deseja praticar esportes na praia.

 

5. Não são necessários muitos recursos

 

 A maioria dos esportes na praia não exige muitos recursos, então é praticada com facilidade. A corrida é o esporte mais simples, mas vôlei ou futebol também podem ser organizados rapidamente. Basta uma bola e um pouco de criatividade.

 Além disso, como esportes são comuns nas praias, muitas contam com ambientes adequados para isso – como campos para jogos, por exemplo. Cabe destacar que surfe e outros esportes aquáticos exigem equipamentos próprios, mas que são simples de adquirir.

 Sabe quem mais se beneficia com os esportes na praia? Quem precisa trabalhar a noção de espaço do corpo (como as crianças). Ou então quem não tem segurança para exercícios em pisos mais duros.  Como a areia absorve bastante impacto, ela é uma alternativa simples para lidar com essa questão.

 

6.  Exposição solar e produção de vitamina D

 

 A vitamina D é essencial para o bom funcionamento do organismo. Porém, com as rotinas cada vez mais corridas, muitas pessoas apresentam deficiência desse nutriente, o que pode causar alguns problemas. Os principais são:

  • maior propensão ao desenvolvimento de certas doenças;
  • fraqueza;
  • dores musculares.

 Apesar de muitas vitaminas estarem relacionadas à alimentação, a vitamina D tem uma grande vantagem: a produção também é estimulada pela exposição ao sol. Ou seja, quando você pratica esportes na praia, além dos benefícios citados, há um aumento nos níveis de vitamina D do seu organismo.

 Em uma rotina cheia de compromissos, é comum passarmos o tempo em lugares fechados. Assim, pouco aproveitamos as horas propícias para a exposição solar. Dessa maneira, praticar esportes na praia é uma ótima dica para resolver esse problema. A atividade une as horas dedicadas às atividades físicas e a exposição solar. Mas lembre-se de prestar atenção aos horários, para evitar o sol forte, e de sempre passar protetor solar.

 

7. Maior interação social durante a prática

 

 As praias costumam ter movimento constante, então é possível conhecer pessoas e manter uma boa interação social. Nos esportes em grupo, por exemplo, as pessoas assistem às partidas e podem se interessar em participar. Assim, você faz parcerias para jogar e acaba conhecendo gente nova.

 Isso também permite trocar experiências e receber sugestões sobre outros esportes. Se você quer diversificar a rotina, nada melhor do que ter contato com pessoas que conheçam outras práticas. Com dicas do que é preciso para começar e de como praticar? Vai ser bem mais fácil incluir exercícios na sua lista de interesses.

 

Invista nos esportes na praia!

 

Com todos esses benefícios para praticar esportes na praia, vale a pena investir nessa atividade. Sem dúvida, isso também é um motivo interessante para morar no litoral norte de Santa Catarina. A região conta com praias incríveis e diversas opções para quem gosta de se exercitar.

Gostou do conteúdo e quer conferir outras dicas como essa?

Clique em “Blog” e veja todos os conteúdos!

Aproveite e compartilhe com seus amigos e familiares.

× Fale conosco pelo Whatsapp?