Itajaí é a primeira cidade da América Latina a dar moeda digital para quem contribuir com o meio ambiente

itajaí

Salve Investidores da Brava! A tecnologia é hoje um ponto muito importante para a evolução da nossa sociedade e está presente em nosso dia a dia e em quase todos os lugares. E quando falamos de tecnologias para cidades, também podemos falar sobre mobilidade e sustentabilidade dentro dos centros urbanos. Indo um pouco mais afundo e pensando no futuro, Itajaí será a primeira cidade da América Latina com um aplicativo de recompensas para a mobilidade sustentável.

Buscando ser uma cidade mais inteligente, Itajaí se inspirou em cidades como Nova York e Copenhague para pensar em uma solução voltada para o futuro e para o meio ambiente. A partir do último dia 22, que foi comemorado o dia sem carro, entrou em operação o aplicativo MovItajaí, inspirado na plataforma AYR, idealizado para ser um sistema de recompensas para o cidadão que deixar o carro em casa e escolher opções mais saudáveis de mobilidade, como a bicicleta, transporte público e caminhadas.

Com a iniciativa, Itajaí passa a ser a primeira cidade da América Latina a fazer parte do proejto apoiado pelo Pacto Global da ONU dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e pela gigante de tecnologia Google. Itajaí se junta a Nova York (EUA) e Copenhague (Dinamarca) e diversas localidade de portugal na plataforma que foi destaque de inovação e sustentabilidade na União Europeia com o prêmio New European Bauhaus, na categoria lifestyle.

Como funciona o AYR

No aplicativo AYR, os cidadãos ganham uma moeda digital por evitar emissões de gás carbônico na atmosfera ao escolher um meio de transporte mais sustentável. O aplicativo MovItajaí registra o seu deslocamento e premia o usuário a cada 100g de CO2 evitadas. Os créditos recebidos através de uma moeda digital, o AYR-Itajaí, poderão ser usados na rede de comércio local ou prestadores de serviço.

Em um futuro próximo, a intenção é que a moeda digital também possa ser convertida em reais e terá uma cotação variável definida pelo mercado, com valor atual estimado entre R$ 0,10 e R$ 0,15. A tendência é que esse valor tenha um bom crescimento, seguindo os índices globais de evolução desse tipo de moeda digital.

A Itajaí do futuro está sendo construída a cada dia. Pensar na gestão de uma cidade vai muito além de construir praças, ruas ou pontes. Ser gestor público nos dias atuais é trabalhar na mudança de comportamentos para junto com os cidadãos construir uma cidade moderna, inteligente, sustentável e inclusiva. Pensar no futuro é também pensar na conservação do planeta”, explica o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

 

Ciclo positivo de impactos de mobilidade e economia

O aplicativo MovItajaí, além de contribuir com a despoluição do ar, também incentiva um ciclo positivo de mobilidade urbana e economia local. Recompensando cidadãos que usam meios de transporte mais sustentáveis será possível melhorar o trânsito na cidade, diminuir a poluição e gerar uma nova forma de incentivar a economia local com uma receita vinda da moeda digital do aplicativo. A expectativa da Prefeitura de Itajaí é que até o final de 2021 o aplicativo tenha 20 mil usuários ativos.

“Nós estamos inserindo Itajaí em um ecossistema global de inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. As cidades têm desafios similares a enfrentar no mundo pós-pandemia. Podemos citar as quedas profundas na demanda por transporte coletivo e de consumo no comércio local, ou as doenças físicas e mentais associadas ao sedentarismo, além do agravamento do trânsito e do aquecimento global. Portanto, visualizamos diversos benefícios para Itajaí ao adotar esta solução e integrar-se à rede de cidades e parceiros do AYR”, explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni.

O MovItajaí é uma estratégia voltada para a Itajaí do futuro, que pretende ir além das melhorias em ruas e estruturais para também valorizar o meio ambiente, as pessoas e a economia local de forma sustentável. O aplicativo faz parte de um conjunto de ações que incluem um novo sistema de transporte coletivo em 2022, ampliação de ciclovias, serviços compartilhados de mobilidade, melhorias em ruas e alargamento de calçadas.

Muito legal saber que Itajaí já está com os olhos voltados para o futuro, não é? Fique atento que semana que vem tem mais conteúdo de qualidade aqui no Blog IB!
Até mais,
José Xavier
IB Founder.

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?