Novo binário vai ligar Itajaí e BC e valorizar ainda mais os imóveis da região

Salve Investidores da Brava! Espero que esteja tudo ótimo com vocês. Um assunto que gosto muito de trazer para o Blog do IB é sobre as melhorias de infraestrutura em nossa região, seja na Praia Brava, em Itajaí ou em Balneário Camboriú. E neste ano estamos vendo algo que nunca vimos anteriormente, uma evolução muito grande e rápida da região. Desde as obras do alargamento da faixa de areia, como outros temas que já falamos aqui no blog.

Mas desta vez venho falar de mais uma obra de grande importância para a região: é o novo Binário da Avenida Osvaldo Reis. A obra já é considerada uma das mais audaciosas e criativas soluções viárias promovida pela Prefeitura de Itajaí. Ela vai criar uma nova ligação com Balneário Camboriú capaz de dobrar a capacidade viária da região e assim transformar a mobilidade urbana para todos os cidadãos das duas cidades. No momento o projeto está em fase de licenciamento no IMA, Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, e as negociações para desapropriação de alguns terrenos já começaram.

Saiba mais sobre o novo Binário

A intenção de ampliar a ligação entre Itajaí e Balneário Camboriú com mais um opção para todos vai contar com uma avenida paralela a Osvaldo Reis com cerca de seis quilômetros de extensão. Três quilômetros serão totalmente construídos e outros três serão de alargamento de pistas e reurbanização nas estruturas viárias existentes. O novo binário ligará a Avenida Osvaldo Reis a Rua José Copertino Chaves, no bairro Fazenda, até a Avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na Praia Brava. 

Serão quatro pistas pavimentadas e uma faixa exclusiva para transporte público e bolsões para estacionamento. A construção de novos trechos e a reurbanização vão garantir calçadas bem mais amplas e com acessibilidade para todos, incluindo mobiliário urbano novo, ciclovia e nova iluminação pública.

A Avenida Osvaldo Reis terá sentido único em direção a Praia Brava até o Bairro Fazenda e será inteiramente reurbanizada. A nova avenida terá sentido contrário a Osvaldo Reis partindo do Bairro Fazenda até a Praia Brava. 

Para Volnei Morastoni, prefeito de Itajaí, a obra representa um olhar para o futuro. “Esta obra representa nossa coragem e vontade de fazer por Itajaí. Junto ao nosso Planejamento Estratégico, consultamos a população sobre o futuro da cidade e a construção de um novo acesso para Balneário Camboriú. Vamos criar um novo corredor de negócios e de deslocamento que ressalta também nossa vocação turística para Santa Catarina e toda a região”, enfatizou.

Obra trará retorno financeiro para a região

Considerado o maior investimento do conjunto de soluções de mobilidade urbana, o novo Binário da Osvaldo Reis tem como objetivo principal aumentar a capacidade viária no tráfego intermunicipal das zonas urbanas de Itajaí e BC. Avaliado em cerca de R$ 70 milhões, a prefeitura de itajaí aposta na valorização da região com novos empreendimentos e comércio forte. 

Será um novo corredor de deslocamento e negócios que vai consolidar a zona leste de Itajaí como um local de desenvolvimento e prosperidade. Além de criar um maior fluxo de pessoas na nova região, também incentivará fortemente o mercado imobiliário. 

“Os investimentos promovidos pelo Município de Itajaí em obras de infraestrutura vem criando um ambiente de negócios favorável para a iniciativa privada. As obras atraem novos investidores, animam o empresariado local e refletem na geração de empregos recorde”, comentou Thiago Morastoni, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico.

A projeção feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação é que o investimento seja recuperado ainda no primeiro ano. Segundo análises feitas pelo órgão, novas construções e empreendimentos no entorno do novo binário vão trazer retorno em dobro sobre o investimento.

A obra está prevista para 2022 e as negociações para desapropriação já começaram. As obras devem ser iniciadas na Praia Brava e devem seguir até o Bairro Fazenda.

Muito legal esse novo projeto de Itajaí! Mais uma vez a região mostra sua força e que está totalmente ligada ao desenvolvimento da região. Fique atento que semana que vem tem mais informação de qualidade aqui no Blog do IB.

 

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?