Praia Brava tem frente mar mais exclusiva do país

brava itajaí

Salve Investidores da Brava! Como de costume toda semana vou trazer para vocês informações importantes aqui no Blog. Tenho visto muito na mídia notícias sobre o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú e, também, algumas notícias falando sobre a sombra dos prédios na praia e toda a discussão que envolve essa polêmica. De um lado os que se orgulham que BC é a Dubai brasileira, de outro os que chamam BC como a praia sem sol.

Mas não estou aqui para falar sobre BC hoje, e , sim, sobre a Praia Brava. Então por que eu citei BC no início do texto? É simples, recentemente a Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Itajaí não aprove novos empreendimentos que possam causar sombreamento da restinga ou da faixa de areia da praia. Ok, mas o que isso significa literalmente? Significa que a Praia Brava é uma das praias com a frente mar mais exclusiva do país. E como eu cheguei a essa conclusão? Vamos aos fatos!

Balneário Camboriú construiu inúmeros prédios altos em sua beira-mar. Apesar de muito valorizados pela região e pelas obras de alargamento da faixa de areia, existe uma grande oferta de imóveis. Da barra sul até o pontal norte existem diversos empreendimentos de frente para o mar e, também, muita gente vendendo ou negociando imóveis frente mar em BC. Então, apesar da ótima localização, a verdade é que existe uma grande oferta de imóveis frente mar e isso não se repete na Praia Brava, o que a torna muito exclusiva e com poucos imóveis frente mar.

brava visão de cima

Justiça impede construção de prédios que causem sombra

Em uma decisão divulgada no dia 15 de setembro, a Justiça Federal determinou que a Prefeitura de Itajaí não aprove mais empreendimentos que possam fazer sombra sobre a restinga e sobre a faixa de areia da Praia Brava. 

O tema já vem sendo discutido há algum tempo pelas entidades responsáveis e pela sociedade civil. E a partir dessas discussões o Ministério Público Federal entrou com uma ação civil para impedir construções que provoquem sombra na praia antes das 17h. O juiz Charles Jacob Giacomini, da 3ª vara Federal, concedeu a liminar que proíbe construções desse tipo na Praia Brava e a prefeitura de Itajaí confirmou que vai acatar a determinação.

Uma das justificativas é a vizinha praia central de BC, que hoje passa por uma obra de alargamento da faixa de areia justamente pelo sombreamento da praia. Com custo estimado de R$ 66 milhões, a obra vai recuperar o sol na praia central. E o MPF quer evitar que a Praia Brava precise passar pelo mesmo processo preservando a praia e valorizando a natureza.

Impacto ambiental do sombreamento da restinga

Outra questão bastante discutida na decisão é o impacto ambiental sobre a restinga da praia brava. A preocupação sobre a preservação da restinga já é um assunto bem conhecido do INIS, Instituto Itajaí Sustentável, que além das fiscalizações e ações de educação ambiental também faz plantios de manutenção. 

Para Felipe Phaelante Lima, diretor de licenciamento e fiscalização ambiental do INIS, o sombreamento da praia brava já vem sendo discutido antes mesmo da liminar da justiça. “O INIS solicita o estudo de sombreamento e a medida compensatória para tal impacto, execução de projetos de recuperação da vegetação por parte do empreendedor”, ressalta. 

Desde 2000, o INIS desenvolve ações para recuperar a vegetação da restinga na Praia Brava e todo o processo de licenciamento ambiental obedece o regramento estipulado pelo CONSEMA, Conselho Estadual de Meio Ambiente. “Cabe lembrar que no início dos anos 2000, não havia vegetação fixadora de dunas. E hoje temos resultados bastante satisfatórios, podendo ser comprovado pelas imagens históricas e aéreas”, finaliza.

brava exclusividade

Exclusividade na Praia Brava

Com a decisão, a Praia Brava se torna mais exclusiva do que nunca. Principalmente quando falamos de empreendimento pé na areia ou frente mar. E você, quer ter um imóvel de frente para o mar em uma praia exclusiva como a Praia Brava? Entre em contato comigo e vou te ajudar a encontrar o imóvel dos seus sonhos.

Até semana que vem com mais informações de qualidade aqui no blog do IB!

Um abraço,
José Xavier
IB Founder.

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?