Primeira Escola S do Brasil será em Itajaí

Escola S

Salve Investidores da Brava! é sempre uma honra escrever aqui no Blog para um público selecionado e inteligente. A intenção é compartilhar informação de qualidade sobre nossa querida região de Itajaí, Praia Brava e Balneário Camboriú. E o tema de hoje do Blog é muito legal: Educação!

A educação é uma ferramenta muito importante na transformação social e na melhora da qualidade de vida. Uma região que valoriza a educação acaba colhendo inúmeros frutos como sociedade em geral. Não é à toa que Santa Catarina é um dos estados brasileiros que tem a melhor educação do país. Isso se reflete na sociedade, na estrutura e no desenvolvimento da região.

Pensando exatamente na evolução e no futuro a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) vai trazer um conceito inovador para Itajaí: a primeira Escola S do Brasil!

Itajaí aposta na educação

A Escola S é um conceito que tem o objetivo de oferecer uma única escola para toda a formação básica do estudante. Será uma rede integrada Sesi e Senai que vai priorizar o ensino da ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática; a chamada metodologia STEAM. A proposta vai oferecer ao estudante uma jornada completa de ensino, do infantil ao médio.

Com investimento de cerca de 40 milhões, a escola será voltada para projetos integradores com a indústria, educação com bases sócio emocional e ambiental, aulas de inglês e alimentação saudável. O primeiro ano letivo da Escola S será em 2022 com 690 alunos e crescimento gradativo até alcançar 1060 matrículas em 2025. As futuras instalações da escola serão na Avenida Abrahão João Francisco, na Ressacada.

escola S

O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni, mostrou muito entusiasmo com o projeto da Escola S. “Recebemos essa iniciativa com muito orgulho. Itajaí é um celeiro de inovação e investimento. E nenhuma área é mais importante para a cidade do futuro que queremos do que a educação. Uma Itajaí moderna, inteligente e sustentável passa pela qualificação técnica e educacional de nossas crianças e jovens. Por isso, é fundamental termos uma escola voltada para a modernidade do mundo do trabalho”, disse.

Já para Mario Cezar de Aguiar, presidente da FIESC, Itajaí será referência na educação no país. “O SESI e o SENAI em Itajaí têm experiência de 15 anos com o Ensino Médio e, com esta nova unidade, as entidades vão atender estudantes da pré-escola, ensino fundamental e ensino médio e também de educação continuada, de jovens e adultos”, afirma.

primeira escola s do brasil

Uma escola voltada para o futuro

Para ter uma estrutura de primeiro mundo para a Escola S, a FIESC comprou uma área territorial de 6,88 mil metros quadrados e trabalha na reforma e atualização de um edifício de três pavimentos e 6 mil metros quadrados. Haverá uma ampliação de 2 mil metros quadrados com a instalação de quadras poliesportivas e salas de aula. De toda a verba de investimento, 17 milhões foram para adquirir o imóvel e 21 milhões serão destinados à reforma e ampliação do espaço.

Serão 23 salas de aula, 9 salas multifuncionais/laboratórios no conceito STEAM (informática, artes, ciências, educação tecnológica, cozinha experimental e outros), além, também, de duas quadras poliesportivas e uma biblioteca.

Para o diretor de educação e tecnologia da FIESC e diretor regional da Senai/SC, Fabrizio Pereira, a Escola S atende as expectativas de uma educação integral alinhada às tendências pedagógicas inovadoras. “Queremos oferecer uma formação que propicie, por meio do protagonismo dos estudantes, desenvolver competências em uma educação significativa mediada por tecnologias e muita experimentação”, ressalta.

A Escola S vai disponibilizar na pré-escola (a partir de 3 anos) 50 matrículas no primeiro ano letivo; para o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) serão 285 matrículas; e para o Ensino Médio a escola vai oferecer 230 vagas; além também de uma formação no contraturno chamada de “maker” com 125 matrículas no primeiro ano letivo da instituição. 

Muito legal ver a evolução da educação em nossa região! São informações como essa que reforçam a qualidade e estrutura excelente para que tenhamos uma qualidade de vida ainda melhor! Espero que tenham gostado deste post e até semana que vem com mais informação de qualidade aqui no Blog IB.

Um abraço,
José Xavier.
IB Founder

 

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?