Recorde de Movimentação no Porto de Itajaí em 2021

Salve Investidores da Brava! Começamos o mês de abril com as melhores expectativas possíveis. Quem já acompanha o blog sabe da nossa dedicação em trazer informações importantes que mostram todo o potencial econômico e a qualidade de vida na nossa abençoada região de Itajaí e da Praia Brava.

A força que vem do Porto!

E um dos grandes pontos fortes aqui da região do Vale do Itajaí, é o Porto de Itajaí. O complexo portuário é o principal da região sul do país e o segundo maior do Brasil em movimentação de cargas. Tem uma grande área de influência pelo país dando suporte a estados como Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Uma importante contribuição de nossa região para o bom andamento comercial do país. 

Sem falar na incrível variedade de produtos que passam pelos terminais do porto. Entre os principais produtos exportados estão a madeira e seus subprodutos, pisos de cerâmica, açúcar, fumo, máquinas e acessórios e carnes congeladas. E, também, chegam de importação produtos como trigo, motores de todos os tipos, ferramentas, produtos químicos e produtos eletrônicos.

Crescimento de 42% na movimentação de contêineres

Provando sua força e sua capacidade produtiva, o Porto de Itajaí registrou no primeiro bimestre de 2021 um aumento de 42% na movimentação de cargas de importação. Entre janeiro e fevereiro deste ano o porto movimentou 36.399 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 25.600 TEUs no ano passado.

É importante frisar que esse aumento de 42% nas importações representa um ganho incrível para a cidade, um retorno financeiro bem bom vindo do ICMS. Outro fator legal de ressaltar é o crescimento constante de cargas de alto valor agregado, que são aquelas que valem mais de R% 5 mil por quilo.

Recorde de Movimentação no complexo portuário em 2021

Um novo recorde histórico foi registrado em fevereiro no complexo portuário de Itajaí e Navegantes. Foram 140.141 TEUs movimentados, superando o recorde anterior que era de 139.451 TEUs em novembro de 2020. Se comparado ao mesmo mês do ano passado, o crescimento foi de 31%. 

As exportações foram responsáveis por 52% das cargas, que tem como principais produtos frango, carnes, madeiras e derivados. Já as importações corresponderam a 48% das cargas, sendo eletrônicos, mecânicos, produtos químicos e têxteis os principais produtos a entrar no país.

Draga Holandesa reforça dragagem

O Porto de Itajaí recebeu em março a Draga Hopper Lelystad, uma nova draga para reforçar e ampliar as obras no canal de acesso ao porto. O objetivo é aumentar a profundidade de acesso em até 14 metros para facilitar manobras de grandes navios.

A draga holandesa realizará todos os serviços de dragagem ao longo do canal de acesso ao complexo portuário. Além da Hopper Lelystad, o porto também conta com a draga alemã NJord, que atua diariamente na manutenção dos canais de acesso.

É incrível a força econômica que esse complexo portuário de Itajaí e Navegantes traz para nossa região. Nos tornando centro das atenções de diversas empresas nacionais e multinacionais no quesito transporte de cargas, importações e exportações. 

Espero que tenham gostado dessas informações relevantes sobre o potencial do nosso Porto de Itajaí. Fiquem ligados aqui no blog que semana que vem tem mais informação de qualidade para todos!

Um abraço.
José Xavier,
IB Founder.

 

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?