foto blog Investidor da Brava
Investimento em imóveis

 O investimento em imóveis é uma das maneiras mais tradicionais de construir um patrimônio. Mesmo que alguns especialistas em finanças contrariem essa ideia, para muitas pessoas, imóvel ainda é sinônimo de segurança financeira.

 Não é à toa que as pessoas mais bem-sucedidas financeiramente possuem uma parte das suas aplicações no mercado imobiliário. Afinal, o crescimento da demanda, especialmente de alto padrão, tem feito o valor dos empreendimentos alcançar patamares mais elevados.

 Santa Catarina, por exemplo, tem uma valorização imobiliária acima da média nacional. Isso demonstra o potencial do estado para negócios e investimento em imóveis. Entre as cidades com maior índice de valorização no país está Itajaí, com média de 4,16% no último ano.

 Se você deseja saber mais sobre porque o investimento na compra de apartamentos, casas ou terrenos é uma boa opção, acompanhe o artigo!

 

Por que fazer um investimento em imóveis?

 

 Muitas pessoas acreditam que comprar um imóvel pode ser uma forma de investimento sólido. E ainda uma oportunidade de criar ou aumentar o patrimônio da família. E elas estão certas!

 O crescimento do Índice de Confiança da Construção (ICST) mostra que, de fato, comprar imóveis é uma boa opção de investimento a médio e longo prazo. 

 Especialmente para famílias que já possuem uma moradia e estão em busca de outra opção – seja para passar as férias, para fazer negócios ou mesmo para auxiliar os filhos no início da vida adulta. Principalmente quando iniciam a faculdade em outra cidade ou estado.

 Nesses casos, comprar um apartamento, além da economia com aluguel, é uma forma bastante inteligente de investir a longo prazo. Mas, além disso, existem outros motivos que tornam o investimento em imóveis uma boa opção. Vejamos:

 

Valorização potencial

 É verdade que o valor de mercado de um imóvel pode sofrer alguma alteração em determinados momentos. Mas seu potencial de valorização é sempre crescente. Principalmente para imóveis comprados na planta.

 Quando se trata de imóveis litorâneos, por exemplo, esses empreendimentos costumam ser os mais valorizados. 

 Por isso esse tipo de imóvel tem se destacado no mercado imobiliário e vem atraindo cada vez mais investidores para o litoral norte de Santa Catarina. Afinal, por aqui o que não faltam são possibilidades de negócios, lazer, entretenimento e, claro, qualidade de vida.

 

Rentabilidade e segurança

 O investimento em imóveis é uma das melhores opções para quem procura, ao mesmo tempo, alta rentabilidade e segurança. Afinal, entre tantas formas de investir, essa é a mais estável. Isso porque, mesmo diante de crises econômicas graves, a demanda por imóveis sempre existe.

 Além disso, em algumas regiões, como o litoral catarinense, o valor do m2 está em constante evolução, tornando os imóveis mais rentáveis também a médio prazo. Ou seja, não é mais preciso esperar anos para ter um retorno sobre o investimento.

 Outro fator relevante é que o mercado imobiliário é independente das ações de congelamento do governo. E também está a salvo da possível quebra de bancos. No Brasil, sem dúvida, o investimento em imóveis é uma forma de garantir maior segurança e rentabilidade.

 Do mesmo modo, investir em imóveis é uma forma bastante eficaz de diversificar a carteira, diminuindo os riscos da renda variável. Especialmente em momentos de instabilidade econômica, por se tratar de uma modalidade mais estável.

 

Fonte de renda

 O investimento em imóveis, além de aumentar o patrimônio, pode significar uma nova fonte de renda. Ou seja, ao investir no mercado imobiliário, os ganhos podem ser potencializados, transformando-se numa renda passiva.

 Especialmente num país como o Brasil, onde existe déficit de demanda imobiliária, sempre há muitas pessoas em busca de locação. Até porque comprar um apartamento ou uma casa não é algo acessível ou que interesse a todos.

 Inclusive, mesmo em períodos de crise, essa é uma demanda que não cessa. Portanto, é mais uma amostra das vantagens desse tipo de investimento. Ainda mais porque o retorno do valor investido ocorre em alguns anos. E, a partir daí, todo o valor recebido de aluguel torna-se lucro.

 

Rentabilidade ou patrimônio: qual a melhor alternativa?

 

 Quem possui recursos para a compra de imóveis pode ter dúvidas sobre qual a melhor opção: aplicar o valor em fundos de rendimento mensal ou adquirir um bem que valoriza com o tempo?

 Na verdade, as duas opções apresentam benefícios. O que deve ser levado em consideração é o objetivo principal do investimento. De todo modo, a valorização patrimonial é sempre uma forma inteligente de investimento, ainda que não ofereça maior liquidez.

 Assim, se a intenção for apenas usufruir do bem e manter um patrimônio valorizado a médio e longo prazo? Sem dúvida, o investimento em imóveis é uma ótima opção! O retorno será certo, e você ainda terá alternativas para rentabilizar e gerar lucro, caso haja necessidade.

 

Imóveis no litoral catarinense são ótimas opções de investimento

 

 O investimento em imóveis, por si só, já é uma boa opção. Quando se trata de imóveis no litoral catarinense, as vantagens aumentam significativamente. Por ser bastante privilegiada em termos de natureza e possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os maiores do país, a região do litoral norte, especialmente, é ainda mais valorizada

 É importante destacar que Santa Catarina é um dos estados brasileiros que segue mantendo a valorização do preço médio dos imóveis. Entre os municípios do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú lidera com uma valorização média de 15% ao ano. Outras cidades como Navegantes, Itapema e Itajaí também acompanham esse crescimento.

 E, além da valorização comercial, quem investe em imóveis nessa região encontra:

  • desenvolvimento social e econômico elevado;
  • boa infraestrutura de serviços públicos;
  • lazer e entretenimento;
  • opções de comércio e serviços de qualidade;
  • diversidade cultural;
  • belezas naturais;
  • segurança.

 Por tudo isso, os empreendimentos catarinenses atraem pessoas de todo o país e do exterior em busca de oportunidades de negócios e qualidade de vida. Por isso, não faltam motivos para investir no mercado imobiliário de Santa Catarina.

 Agora você já sabe por que o investimento em imóveis é uma boa opção. Aproveite para entrar em contato com a Família do Investidor da Brava!

× Fale conosco pelo Whatsapp?