Saiba tudo sobre o alargamento da faixa de areia em BC

alargamento da faixa de areia bc

Salve Investidores da Brava! É sempre uma honra escrever nesse blog. Quando comecei a pensar no tema para o texto desta semana, tinha um assunto que não saia da minha cabeça. Pensei vários temas legais, mas sempre esse assunto voltava à tona. Então não tive como escapar e resolvi falar exatamente sobre isso: o alargamento da faixa de areia da praia central de Balneário Camboriú.

Durante a última semana ouvi e li várias notícias falando sobre o alargamento da faixa de areia, uma notícia que, sem dúvidas, está empolgando todos os moradores, turistas, empresários, empreendedores e investidores da região. Então resolvi pesquisar sobre o tema e vou trazer todas as informações aqui no Blog IB.

balneário camboriú alargamento da faixa de areia

Primeiros dias do transporte de areia

O trabalho da draga Galileu Galilei, de 166 metros de comprimento e que chegou no dia 22 de agosto, marcou a primeira semana do transporte de areia para a orla da praia central de Balneário Camboriú. A draga veio do Oriente Médio e desembarcou no Porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, antes de chegar à BC. 

A Galileu Galilei foi contratada para trazer para a orla da praia 2,155 milhões de metros cúbicos de areia que serão espalhados por toda a extensão da praia. A previsão é que a obra seja finalizada em novembro e tenha custo total de 67 milhões. A obra será realizada por um consórcio de duas empresas: a brasileira DTA Engenharia e a belga Jan De Nul.

draga galileu galilei

As fotos dos primeiros passos do alargamento da faixa de areia correram o mundo e marcaram o início de uma nova era para a cidade. Vale lembrar que o alargamento da faixa de areia tem como principais objetivos conter e prevenir os estragos causados pelas marés altas e também propiciar uma melhor estrutura para o turismo. 

Atualmente a faixa de areia tem uma média de 25 metros e o objetivo é aumentar para pelo menos 70 metros. A expectativa é que BC passe a ter a segunda maior faixa de areia do Brasil, perdendo apenas para Copacabana no Rio de Janeiro.

Impacto Ambiental

A Comissão de Licenciamento Ambiental do IMA, Instituto do Meio Ambiente, aprovou em 15 de dezembro de 2020 o alargamento da faixa de areia através da Licença Ambiental de Instalação (LAI). Documento que prova a legalidade das obras e que autorizou a prefeitura a aprovar a ordem de serviço.

Para Maria Heloísa Furtado Lenzi, secretária do Meio Ambiente de BC, os impactos da obra são apenas temporários. “São impactos temporários como o ruído causado pelos trabalhos ou plumas de sedimento vindas do fundo oceânico. Assim que a atividade parar de acontecer, os impactos param também”, confirma. 

Conchas chamam a atenção

Uma curiosidade que atraiu os olhos de todos nos primeiros dias de operação da draga, foi a quantidade enorme de conchas que apareceram junto com a areia. Muitos moradores e artesãos recolheram as conchas como recordação e também para fazer acessórios de decoração e artesanato.

Segundo Maria Heloisa, é normal e já estava previsto o aparecimento de conchas ao longo da praia. São os biodetritos, sobras de moluscos, crustáceos que fazem parte do ciclo oceânico. Porém, Paulo Horta, professor de Ecologia e Oceanografia da UFSC, alerta que o fenômeno precisa ser monitorado de perto para medir os impactos ambientais.

“Além destes invertebrados, o monitoramento deve considerar a saúde de peixes, briozoários, algas, bem como a segurança alimentar de pescados e frutos do mar. A dragagem revolve o sedimento e pode expor poluentes diversos, como metais pesados. Em elevadas concentrações, esses metais se concentram em peixes e moluscos, podendo representar risco à saúde da população”, explica o professor.

Valorização de imóveis com o alargamento da faixa de areia

O Creci/SC, Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina, já confirmou que o preço do metro quadrado em Balneário Camboriú está subindo e a tendência é que até o final da obra o preço suba ainda mais. Para Antônio Mielezarski, delegado do Creci/SC em Itapema, a obra trouxe uma visibilidade incrível para a cidade e para a valorização da região. “A valorização imobiliária em Balneário Camboriú é uma das maiores do Brasil. Agora sim, mais do que nunca. A visibilidade da cidade hoje é mundial e as construções estão de altíssimo padrão”, enfatiza.

Acompanhe as obras em tempo real

Acesse o link e acompanhe todas as informações e o andamento da obra em tempo real – http://www.novapraiacentral.com.br

Essas são as informações que temos no momento sobre a obra de alargamento da faixa de areia em BC. Espero que tenham gostado! Fiquem atentos que com certeza traremos muitas informações sobre esta incrível obra. Até semana que vem com mais informação de qualidade.

 

Um abraço,
José Xavier.
IB Founder

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?