Trilha no Canto do Morcego e Praia da Solidão

vista da praia do morcego em itajaí

Salve família! O Blog Investidor da Brava está sempre em busca de informação de qualidade para todos os nossos leitores. Já acessou nossos conteúdos anteriores? Se você ainda não acessou, não perca tempo. Toda semana trazemos temas relevantes da nossa amada região. Aqui você fica por dentro das novidades e do que a Praia Brava e região tem de melhor para oferecer.

Uma das coisas que gosto muito de fazer é falar sobre os pontos turísticos da Praia Brava. Alguns até me questionam: “Mas tem tudo isso pra fazer na Praia Brava de Itajaí?”. Sempre respondo com entusiasmo: “Tem isso e muito mais!”. E hoje é dia de passeio! Vou trazer para vocês uma parte maravilhosa e praticamente intocada de Itajaí: o Canto do Morcego e a Praia da Solidão.

Mas antes gostaria de destacar alguns dos passeios que já trouxemos em primeira mão para vocês. Já andamos de Roda Gigante na FG Big Wheel e passeamos no Molhe da Barra Norte – acesse o post aqui. Visitamos o Oceanic Aquarium – acesse aqui. Também demos uma volta no BravaMall – acesse aqui. Sem falar no passeio de fim de tarde na Baía Afonso Wippel – acesse aqui. Outro post bem legal é sobre as novidades gastronômicas da Praia Brava – é só acessar aqui para ler. Esses foram alguns dos passeios que trouxemos aqui no Blog.

Canto do Morcego

O Canto do Morcego é localizado no pontal norte da Praia Brava. Para chegar até lá é preciso passar pela lagoa do Cassino e seguir até o fim da Brava. O acesso até a Praia do Morcego é feito através da trilha do Morro do Farol ou pelas areias da Praia Brava quando a maré está bem baixa. Apenas tome cuidado para a maré não subir e você precisar voltar nadando ou pela trilha. Para ir pela trilha é necessário subir pelas pedras, com ajuda de uma corda. Apesar de ter alguns trechos mais íngremes e escorregadios, a trilha no geral é bem tranquila, inclusive crianças podem fazer o percurso tranquilamente. 

Sem dúvidas é um local paradisíaco, totalmente preservado e intocado. Um lugar perfeito para relaxar e aliviar o estresse do dia a dia com paisagens incríveis e inesquecíveis. Se você for pela trilha, o primeiro local de parada é o mirante. Onde é possível admirar as belezas da Brava de um lado, e de outro o canto do morcego.

Há quem diga que as águas dessa praia tem potencial terapêutico por causa da alta concentração de iodo. Não tenho certeza sobre isso, mas tenho certeza que as águas límpidas são ótimas para tudo. Dentre os paredões que cercam a praia do morcego fica a Caverna do Morcego, um gruta com 4 metros de largura e 50 de profundidade. A gruta foi formada pela ação do mar ao longo do tempo e é um dos locais preferidos de quem visita a praia. Vale lembrar que para fazer jus ao nome, a caverna é habitada sim por muitos morcegos. 

Praia da Solidão

Seguindo a trilha que vai até o Morro do Farol, que faz divisão com a Praia de Cabeçudas, temos a Praia da Solidão. Uma pequena, escondida e maravilhosa praia também ainda totalmente preservada e que é digna de filme por conta de sua beleza.

Poucas pessoas conhecem ou frequentam essa praia. Mas, tenho que afirmar, vale muito a pena! A praia está localizada entre a Brava e Cabeçudas, numa região de muita mata atlântica em terrenos preservados pela Marinha e com acesso restrito. O único caminho permitido é pelo costão do Morcego. O local é visitado, em sua maioria, por surfistas em busca de boas ondas e tranquilidade.  

As águas são esverdeadas e quase transparentes, um convite para apreciar a linda paisagem e tomar um delicioso banho de mar. A natureza ainda intocada permite visualizar diversas espécies de siris e pássaros. O silêncio e a paz que este lugar transmite é incomparável.

Recomendo muito este delicioso passeio para todos que gostam de praia e natureza. Vale lembrar que a trilha não é muito longa, de dificuldade fácil, porém tem alguns trechos mais íngremes e escorregadios. Lembre-se que é uma região ainda intocada, então você deve levar algo para se hidratar e também, se quiser, fazer um lanche. Só não esqueça de levar seu lixo embora e de preservar a natureza. Leve também protetor solar e repelente!

Espero que tenham gostado de mais essa incrível dica da nossa região. Fique atento que na próxima semana tem mais informação de qualidade no Blog Investidor da Brava!

Um abraço, 

José Xavier
IB Founder.

Deixe uma resposta

Comparar listagens

Comparar
× Fale conosco pelo Whatsapp?